quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O pão em Portugal

Ainda não contei para vocês sobre o pão em Portugal. Mas antes, falemos um pouquinho sobre o pão no Brasil.

No Brasil em geral, come-se "pão francês". Pão francês com algumas diferenças, uns mais secos e outros menos, mas sempre pão de farinha de trigo e água, basicamente. Mais recentemente já é possível encontrar outros tipos de pães, principalmente nas cidades grandes mas, em geral, o pão francês reina sozinho. Também existem outros tipos de pães e bolos feitos por descendentes de imigrantes que mantiveram a tradição. 

Alguns dos portugueses que emigraram para o Brasil nos últimos anos desta emigração, acabaram por trabalhar em padarias. E eu me pergunto, porque é que fazem "pão francês" com tantos tipos diferentes de pães em Portugal? Se souberem, me contem, por favor!

Mas, continuando a nossa conversa, o pão é um alimento muito importante na cultura portuguesa e existe vários tipos de pães, cada um de um tipo e normalmente estão relacionados com a aldeia, concelho ou região em que são produzidos. Por exemplo "pão de Mafra", "pão alentejano", "pão de Rio Maior", entre outros.

Por volta dos anos 1950/1960, os pães que havia em Lisboa era a carcaça, o pão escuro e o pão saloio. Atualmente existe uma grande variedade de pães e é possível comprar pães de outras regiões também na capital.

Por aqui os pães podem ser de farinha de trigo, de centeio, de milho ou da mistura destes cereais. As diferenças entre os pães serão basicamente no formato do pão e na quantidade que a massa leva de cada tipo de farinha e, claro, o sabor do pão vai depender das farinhas utilizadas na fabricação.

Atualmente, o pão mais comum é o que chamamos de "carcaça", também conhecido como "papo-seco" em alguns lugares. Não é a mesma coisa mas... seria como o pão francês no Brasil.

Por aqui temos: bolas, bolinhas, pão bijou, cacetinho, baguete, pão da avó, pão alentejano, pão de mafra, vianas, bolo do caco, caralhotas, etc.


bolas
Antigamente os pães eram cozidos em fornos de lenha e muitas vezes, comunitário. Hoje em dia já é menos comum mas, com certeza, estes ainda são os melhores.

Além destes tipos de pães temos outros como: o folar (feito especialmente na Páscoa), a broa de milho, a bôla de carne, a fogaça, a arrufada, a regueifa, o pão de Deus e tantos outros.

E muitos pratos típicos, principalmente no Alentejo, são feitos com pão como as migas e as açordas. Isso eu mostro para vocês outro dia.

Para terem uma ideia da importância do pão na alimentação dos portugueses visitem o Museu do Pão em Seia. Além de ser um bom passeio é culturalmente muito interessante.

Ah! E se quiserem sugerir mais nomes de pães de Portugal é só comentar aqui embaixo que eu completo a lista! Muito obrigada! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário