O Blog

Sejam bem-vindos a este meu cantinho!

"Portugal e Cultura Portuguesa" é um blogue sobre o país Portugal e sua diversidade cultural.


Este blogue nasceu no dia 10 de Junho de 2013. Não por coincidência mas programado. Como o nome diz “Portugal e Cultura Portuguesa" não podia ter nascido em outro dia, afinal, dia 10 de Junho é feriado nacional, dia de "Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".


Um dos objetivos deste blogue é ser um espaço educativo sobre Portugal e sobre a rica cultura portuguesa. É também um espaço para registrar (registar) acontecimentos que, no meu ponto de vista, valem a pena ficarem guardados não só na memória mas também “por escrito”. Um lugar para todos/as que queiram conhecer, aprender e recordar a cultura portuguesa.


Eu escrevo sobre variados temas. Em alguns momentos também falo sobre as semelhanças e as diferenças entre Portugal e Brasil para aumentar o conhecimento e facilitar a compreensão e a comunicação entre pessoas destes dois países falantes da língua portuguesa com algumas diferenças...


Aqui eu falo de tradições culturais, de história, de geografia, de curiosidades, de culinária portuguesa incluindo algumas receitas, um pouco de turismo pelas vilas e cidades portuguesas mostrando o que há de bom neste pedaço de terra a beira-mar plantado, além de outras coisas mais, vivendo de acordo com as estações do ano.

Este blogue está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Isto quer dizer que você pode compartilhar o conteúdo mas a autora detém os direitos autorais, exceto quando devidamente identificado. Se você tem um site ou blogue monetizado você não pode republicar os meus textos. Leia mais sobre as normas de uso aqui.


Este blogue está maioritariamente escrito na grafia da língua portuguesa variante brasileira. Em alguns momentos eu também explico as diferenças.


Espero que gostem, que comentem nos posts e voltem sempre! Muito obrigada! :)



11 comentários:

  1. Olá Lyria !
    Boa noite!
    Gostaria de saber se tem conhecimento em como fazer Residência Clinica Farmacêutica em Portugal.
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Obrigada por ler o blog.
      Não tenho conhecimento mas acho que não existe esse tipo de formação em Portugal. Tente procurar por "pós-graduações" nas páginas das universidades na internet.
      Boa sorte!

      Excluir
  2. Lyria, parabens pelo blog. Te encontrei no blog Brasileiros pelo Mundo. Te enviei algumas questões no seu Facebook. Se puder me ajudar, ficaria bastante grato.

    Parabens pelos seus serviços.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Tenho intenção de me mudar para Portugal com minha filha de 14 anos. Minha dificuldade é entender os bairros em Portugal e saber, em Lisboa, onde devo procurar apto. Quero um bairro no estilo classe média e média alta, mas não de milionários. Com transportes e escolas públicas de qualidade. Entro nos site de imobiliária e fico perdida, se puder me dar dicas de quais procurar apto, agradeço
    Abraço
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você conhece Lisboa? A cidade tem muitos bairros bons para se viver. :)
      Quanto às escolas públicas não é a pessoa que escolhe a escola. As crianças e jovens são matriculados na escola da sua área de residência.
      Se precisar de informação mais detalhada entre em contato pelo email.
      Muito obrigada!

      Excluir
  4. Olá Lyria, gostaria de tirar uma dúvida. Minha tia mora em Lisboa e eu acabei de terminar o ensino médio. Pretendo fazer faculdade na Universidade de Lisboa, entretanto, não sei o que fazer para poder saber como ingressar. Já entrei no site da universidade mais tem poucas informações. Como eu sou Brasileiro, como faço para ingressar,precisa fazer algum tipo de exame? Agraecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,
      Muito obrigada por ler e comentar no blog!
      Normalmente os estudantes portugueses ou os estrangeiros com autorização de residência fazem os exames nacionais.
      O tipo de ingresso nas universidade depende de alguns fatores e cada curso e cada universidade pode ter critérios específicos mas, de toda forma, você terá que ter equivalência do ensino médio feito no Brasil para o ensino secundário português.
      Se precisar de mais orientações envie um email para o contato do blog.
      Muito obrigada!

      Excluir
  5. Bom dia Lyria Reis.
    Tenho uma filha de 14 anos, e quero que ela vá estudar na europa. Depois de muitas pesquisas escolhi Corvilhã em Portugal.
    Entrei em contato com várias escolas e eles a recebem, me passaram os documentos que são autenticados no consulado.
    Será que consigo visto para ela estudar no ensino basico,3 ciclo? E se consigo visto para mim para ir morar com ela?
    Fico no aguardo.
    Obrigada.
    Ticiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ticiane,
      Obrigada por ler o blog!
      Quanto à sua pergunta eu sugiro que você procure um consulado português no Brasil (da sua área de residência) para obter mais informações sobre a possibilidade de uma autorização de residência.
      Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá Lyria!! Li o que tu escreveu no Brasileiras pelo mundo e me interessei muito, mas me surpreendi demais quando li ao final do texto que tu és dentista! Isso tudo porque me formei no curso de Odontologia e gostaria de saber mais sobre a tua história ai, a quanto tempo tu moras em Portugal, como fizeste para validar o diploma, são dúvidas que ando tendo dificuldade em responder, pois toda a vez que falo que quero estudar na área da saúde me sinto boicotada. Dizem que é quase impossível realizar esse sonho! Finalmente encontrei alguém que já passou por esses obstáculos e talvez possa me ajudar. Caso tenha disponibilidade, eu ficaria muito feliz se pudesse me responder! Agradeço desde já e parabéns pelo blog!
    Att.,
    Isadora Basso

    ResponderExcluir