Contatos

O blog tem uma página no Facebook onde são partilhados os posts publicados no blog e outros temas que eu considero interessantes e coerentes com o objetivo do Portugal e Cultura Portuguesa.


Se gostou de algum post, comente no post.

Quando gostar, compartilhe para que mais pessoas também possam ler!

Email: portugaleculturaportuguesa@gmail.com

18 comentários:

  1. Cara Lyria, gostaria de ficar de 3 a 5 meses em Portugal no próximo ano. Como faço para alugar um pequeno apartamento mobiliado em algumas regiões de Portugal ? Por exemplo : 30 dias em Lisboa, 30 dias no Algarve, praias, 30 dias no norte e 30 dias em alguma vilarejo bom e famoso. Viajo sempre com economia e sozinho. Basta um apto. de um quarto, com quarto, cozinha e banheiro. Sou advogado aposentado e moro atualmente em Rio Claro, SP. Obrigado. Meu e-mail é jotaporto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jotaporto,
      Eu sugiro que procure diretamente nos sites das imobiliárias em Portugal por T0 ou T1 que é a tipologia para apartamentos. T0 é só sala com quitinete e banheiro e T1 é com um quarto. Existem várias opções e algumas pessoas também alugam quartos. Também tem vários hostels com diária bem em conta, já que você diz que viaja com economia.
      Ótima viagem pra você!

      Excluir
  2. BOA NOITE LYRIA, ADOREI O SEU BLOG, E GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES, SE POSSIVEL.

    SOU LUSO-BRASILEIRO, GRADUADO EM ODONTOLOGIA, AINDA NÃO TENHO MEU DIPLOMA VALIDADO EM PORTUGAL, MAS JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO.

    GOSTARIA DE SABER COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO, EM QUAL CIDADE SERIA MELHOR PARA MORAR E TRABALHAR? DESDE JA AGRADEÇO

    ABRAÇOS, FABIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano,
      Penso que o mercado português é como o brasileiro, com pequenas diferenças. Uma delas é que o Brasil tem 200 milhões de habitantes e Portugal tem 10 milhões.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. você tem alguma dica em relação a validação de diploma? e qual seria a universidade que seja menos burocrática?

      Excluir
    3. Olá Fabiano,
      Para que um dentista formado no Brasil (independe da nacionalidade) possa exercer em Portugal terá que ter equivalência de diploma e posteriormente se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), equivale ao CFO.
      Para o processo de equivalência você terá que dar entrada nos seus documentos escolares (histórico escolar e programa de disciplinas cursadas) em uma universidade portuguesa com curso de medicina dentária, que avaliará o seu percurso. Depois de analisado a universidade irá dizer quais as disciplinas você terá que cursar para poder ter equivalência do seu diploma.
      Boa sorte!

      Excluir
  3. Olá Lyria!! Tudo bem?
    Estou de mudança para Lisboa em Outubro desse ano, mas desde já estou me preparando, porém não conheço ninguém, gostaria de começar uma nova vida ai em Portugal, sou professor de Matemática e gostaria como ingressar no mercado de trabalho ai, e também gostaria de saber como é o mestrado ai, como faço para alugar alguma casa ou quarto. qualquer ajuda vai ser de grande valia. Obrigado..

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Dra. Lyria. Amei o seu blog uma vez que em maio viajarei para esta terra querida onde meu avô por parte de mãe, já falecido, era davregiao de Faro. Gostaria de um esclarecimento. Sou aposentada e estou decidida a morar em Lisboa. Tenho um filho que irá comigo, que na época ele estará terminando o curso tecnico de eletrônica. Gostaria de saber o que seria melhor para ele :fazer um curso técnico aí ou entrar para uma universidade? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra Lyria. Pode me ajudar com as possíveis universidades/cidades que fazem a equivalência do diploma Brasileiro de odontologia. poderia dentre essas universidades sugerir a melhor custo benefício para a nossa família. Iremos o casal e 2 crianças ( 3 e 6 anos) e gostaria de conciliar uma boa cidade para essa equivalência e os estudos das crianças.
    Muito Obrigada Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Liliana,
      Muito obrigada por ler o meu blogue e por comentar!
      Quanto à sua dúvida eu sugiro que você mesma procure nas páginas na internet das "faculdades de medicina dentária" pois cada faculdade/universidade poderá ter as suas exigências. Assim, você obterá a informação direto da fonte.
      Depois, se tiver alguma dúvida, entre em contato.
      Muito obrigada!

      Excluir
  6. Boa noite Lyria.
    Eu me formei ressentimento na faculdade, no curso de Psicologia. Minha irmã mora em Algarve a alguns anos e me convidou para morar com ela.
    Você acha que tem oportunidade de emprego para min, nessa área, na cidade?
    Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica.
      Muito obrigada por ler o meu blogue e por comentar! :)
      Em primeiro lugar, para um estrangeiro morar em Portugal é necessário um visto prévio para posteriormente pedir uma Autorização de Residência. Para saber mais sobre os tipos de vistos procure um consulado português da sua área de residência. Para poder trabalhar como psicóloga você terá que ter equivalência do seu curso, fazer um estágio e depois se inscrever na Ordem dos Psicólogos. Sugiro que você entre em contato com a Ordem para maiores informações. O Algarve é uma região. Cada caso é um caso e é muito difícil dizer se você terá emprego. Muitos portugueses emigraram por falta de emprego no país em várias áreas. Se a sua irmã mora no Algarve ela conhece a realidade do país e pode te falar.
      Boa sorte!

      Excluir
  7. bom dia, muito interessante seu blog, muito facil de entender e prestativo.estou com muita vontade de morar em Portugal,por melhores qualidades de vida.Tenho duas filhas adolescentes( 13 e 17 anos),gostam de shopping, parques.Moramos em Campinas, uma cidade de Sp.Qual cidade vc indicaria para morarmos , proximas de escolas , shoppings.Obrigada pela sua atencao e carinho a todos. Abracos.LUCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia,
      Muito obrigada! :)
      Vocês conhecem Portugal? Praticamente todas as cidades portuguesas tem Centros Comerciais (shoppings) e parques. Quanto à cidade, cada pessoa tem um gosto, não é mesmo? O que é bom para mim pode não ser para você.
      Sugiro que você leia também o texto sobre vistos e autorizações de residência.
      Muito obrigada!

      Excluir
    2. Ola LYRIA, obrigada pela atencao. Sou filha de portugueses e pretendo tirar a cidadania portuguesa. Nao conheço Portugal, apenas por fotos, videos, mas estou buscando informacoes.Ouvi dizer que Lisboa o custo de vida é mais alto.Gostaria tambem, alem do custo de vida razoavel, um clima quase semelhante ao do Brasil.Voce saberia me dizer se consigo vagas em escola para as minhas filhas, o ano letivo comeca em setembro. Uma otima semana para voce. Obrigada pela atencao.

      Excluir
    3. Olá leitora! :)
      Lisboa tem um custo de vida mais alto mas também depende do local onde se vive na cidade.
      O clima de Portugal em geral é bem diferente (muito mais frio) do clima do Brasil mas, mesmo no Brasil existem muitas diferenças entre os estados, não é mesmo?
      Muito obrigada!

      Excluir
  8. Olá Lyria, primeiramente parabéns pelo blog! Venho acompanhando desde o começo do ano quando me interessei mais por Portugal...sou médica oftalmologista aqui no Brasil e pretendo fazer um mestrado em Coimbra em perícias médicas e ciências forenses.
    Vou visitar a Universidade em outubro deste ano e enquanto isso já estou providenciando minha naturalização portuguesa e possível equivalência no diploma de médica.
    Você sabe como anda o mercado nesta área de perícia aí em Portugal??
    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Muito obrigada por ler o meu blog e por comentar! :)

      Excluir