terça-feira, 13 de maio de 2014

Tosquia das ovelhas

Há um mês fiquei sabendo que haveria um evento em Cascais, a “Tosquia das ovelhas da Quinta do Pisão” e, no sábado dia 10 de maio, lá fomos ver a tosquia das ovelhas. Como para tudo na vida há uma primeira vez, pela primeira vez, vi (ao vivo) a tosquia de ovelhas. 

A Quinta do Pisão é um Parque-Natureza que tem uma área de 380 hectares, está situada a norte do concelho de Cascais e inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais. É um ótimo espaço de natureza onde são desenvolvidas diversas atividades. Pode-se fazer passeios a pé e de bicicleta, ver os animais (burros, cavalos, aves) e simplesmente estar junto e sentir a natureza. 


Para quem não sabe, embora o inverno em Portugal não seja tão rigoroso, no verão costuma fazer bastante calor e, é importante e necessário fazer a tosquia das ovelhas para que elas não sofram com o calor do verão.



As ovelhas da Quinta do Pisão são da raça Campaniça, uma raça com origem no Alentejo, numa região chamada de “Campo Branco” que abrange os concelhos de Mértola, Almodóvar, Castro Verde e parte de Ourique. São animais rústicos, muito resistentes e sua lã é do tipo cruzado. As menores ovelhas deste rebanho (que tem mais de 60 cabeças) já nasceram na Quinta, no passado setembro e estão sendo tosquiadas pela primeira vez. 

Ovelhas a espera...


Material pronto!


Ao trabalho!


Até que não parece mau...


A lã


E agora já vai dar para aquentar o calor do verão!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário