sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pastel de Nata

Outro dia me perguntaram lá do Brasil se havia pastel em Portugal. E a resposta, claro, depende... Em Portugal há pastel mas não o pastel brasileiro (a não ser em alguns lugares "brasileiros") mas, vamos falar de pastel português. 

Se formos buscar a definição no dicionário pastel é: "uma iguaria de massa de farinha com recheio, doce ou salgada". (Hummm, até aí não dá bem para saber se é o brasileiro ou o português). 

Pastel é: "uma massa constituída por um aglomerado de ingredientes picados que depois é frita em pequenas porções"... (hummm, como é que será?!). E o exemplo é? pastéis ou bolinho de bacalhau. Na região de Lisboa, pastéis de bacalhau, se for no norte/Porto, bolinho de bacalhau. Como a grande emigração portuguesa para o Brasil era do norte e centro do país, provavelmente é por isso que no Brasil se chama "bolinho de bacalhau".

Ahhh... e continuam as definições e chegamos ao "pastel de nata" que é: um bolo feito com massa folhada com um recheio à base de natas e ovos. (natas em Portugal é creme de leite, ok?) Hummm... agora já dá para saber, mais ou menos, o que é o tal do pastel de nata. 

Se ainda não deu para imaginar como é, eu mostro.




O pastel de nata é provavelmente o exemplar mais popular da doçaria/pastelaria tradicional em Portugal. Praticamente em todas pastelarias haverá pastel de nata. Claro que uns melhores que outros e uns mais famosos do que outros, como é o tradicional Pastel de Belém. Esse que eu mostro aqui.



Qualquer um que seja, de nata ou de Belém, vindo a Portugal, é um pecado não comer! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário