quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Portugal, o inverno e a Serra da Estrela

O inverno em Portugal não é tão intenso como no resto da Europa mas, mesmo assim, faz frio durante bastante tempo. No outono as folhas caem e no inverno, as árvores estão sem folhas... e ficam assim... adormecidas...



Em geral, por aqui chove no outono e inverno, mais ou menos desde setembro/outubro a março/abril. A "temporada" das chuvas deste ano começou em setembro mas não tem chovido muito.

É comum chover no natal e o ano começar com chuva mas, este ano foi diferente. Começou sem chuva (pelo menos pela região de Lisboa) e só no dia 15 fez um dia típico de inverno. Frio, chuva e neve nas terras altas.

E foi também no dia 15 que aconteceu o primeiro "nevão" na Serra da Estrela do ano de 2015.


A Serra da Estrela é a serra "mais famosa" do país. É na serra da Estrela que fica o ponto mais alto de Portugal continental com 1993 m de altitude. Para completar os 2000m foi construída uma torre de 7 metros. No ponto mais alto da Serra da Estrela fica a Torre.


Na capital raramente neva mas em janeiro de 2006 nevou em Lisboa. Chovia e, de repente, uma massa de ar polar fez com que a temperatura caísse rapidamente e começasse a cair uma neve fraquinha. Claro que não durou muito e logo os pequenos flocos de neve passaram a chuva. Sempre que neva muito na Serra da Estrela, o vento fica bastante frio em Lisboa.



Uma diferença entre os países mais ao norte da Europa é que, como lá pra cima faz muito mais frio e neva com muito mais frequência, os sistemas de aquecimento também são melhores. Por aqui estamos sempre preocupados com a posição das casas em relação ao sol no inverno. Faz toda a diferença em casas com pouco aquecimento.

É assim o inverno por aqui.

Observação: Os arquipélagos da Madeira e dos Açores são regiões autônomas mas também são parte do território português e o ponto mais alto de todo território português é a Montanha do Pico, na ilha do Pico, nos Açores, com 2351m de altitude. Qualquer dia desses conto mais sobre os Açores para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário