sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O inverno em Portugal

O inverno no hemisfério Norte é entre dezembro e março e janeiro é o mês mais frio em Portugal continental. As chuvas coincidentemente são mais frequentes nesta época do ano fazendo com que o inverno por aqui seja frio e úmido. Nesta época do ano chove muito e está frio. Não tão frio como os países mais a norte da Europa mas ainda assim, mais frio que grande parte do Brasil no inverno.

Embora Portugal seja pequeno em extensão de terra, variam bastante as temperaturas entre o norte, centro e sul do país. O norte, claro, é mais frio e no interior norte até costuma nevar. Na região centro se encontra o ponto de maior altitude no território continental, a torre na Serra da Estrela e lá também costuma nevar bastante no inverno.

Em Lisboa nevou em janeiro de 2006. Pouquinho mas nevou… Esse ano tivemos uma grande chuva de granizo na região de Lisboa no dia 17 de Janeiro, o que encheu alguns pontos da cidade de gelo que mais parecia neve. 


Apesar do frio e da chuva (ou talvez justamente por causa deles), no fim de janeiro e começo de fevereiro começam a surgir as primeiras flores nos campos. As pequenas margaridas parecem adorar os terrenos encharcados que logo viram um tapete de flores. 




Os trevos (ou azedas) também crescem muito nessa época do ano e colorem os campos de verde e amarelo.



E também as árvores de folhas caducas começam a florescer em janeiro e fevereiro. Os abrunheiros bravos enchem-se de flores. 


Ficam lindas as primeiras amendoeiras em flor pelos campos.





Conta-nos a lenda que quando o Algarve não era dos portugueses, lá vivia um rei árabe muito poderoso. Entre as escravas havia uma jovem muito bonita. O rei apaixonou-se por essa escrava e tornou-a sua esposa. A escrava era uma princesa do norte, onde fazia muito frio e tinha muita neve. O rei se casou com a princesa e, embora ela gostasse muito do seu marido, ela não se sentia muito feliz. O rei mandou chamar quem pudesse ajudar a fazer a princesa mais feliz. Um velho do norte disse ao rei que sua esposa, como era do norte, se sentia saudosa da neve. Então o rei mandou plantar centenas de amendoeiras no algarve e assim, sempre que as amendoeiras floresciam, a princesa ficava muito, muito feliz, pensando que era a neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário