domingo, 1 de novembro de 2015

Terremoto e Tsunami em 1755

Foi no dia 1 de novembro de 1755, há exatos 260 anos, que Lisboa sofreu uma das maiores catástrofes já vividas por este país.

Um terremoto de grande magnitude seguido de um enorme tsunami mudou completamente a cidade de Lisboa. A cidade foi afetada por vários incêndios que duraram muitos dias, milhares de pessoas morreram e muitos edifícios foram completamente destruídos.

O mosteiro dos Jerônimos foi duramente afetado e ficou bastante destruído durante mais de 100 anos até que foi reconstruído. O convento do Carmo, localizado no Largo do Carmo nunca chegou a ser restaurado e mantém-se ainda hoje com o que "sobrou" após o terremoto. No convento funciona atualmente o Museu Arqueológico do Carmo.

Consta que o tsunami que ocorreu após o terremoto teria ido até onde hoje está a Rotunda do Marques de Pombal e o Parque Eduardo VII. Para quem conhece de perto, imagine o que é toda a baixa lisboeta debaixo de água, subindo pela Avenida da Liberdade...

Existem muitas imagens, pinturas e gravuras representando o ocorrido.


Gravura em cobre. Museu da Cidade. Lisboa, Portugal.
"Alegoria ao Terramoto de 1755" de João Glama Stroberle. Museu Nacional de Arte Antiga

O Smithsonian Channel fez um vídeo mostrando como teria ocorrido este fato que, com certeza mudou para sempre a história da cidade.

Quem vive em Lisboa e em Portugal sabe que é possível ocorrer outro terremoto de grandes dimensões como já havia ocorrido um registrado na história lisboeta, em 26 de janeiro de 1531. Esperemos que a cidade esteja preparada!

Obs. A grafia para o português variante brasileira é "terremoto" e "terramoto" em Portugal. 

2 comentários: