sábado, 28 de junho de 2014

Feira Internacional de Artesanato de Lisboa

Um dos passeios que eu gosto de fazer todos os anos em Lisboa é pela Feira Internacional de Artesanato (FIA). Além do tradicional e excelente artesanato português podemos encontrar uma diversidade de artesanato com bons preços de vários países africanos, sul-americanos, asiáticos, etc.

Vale sempre a pena o passeio, nem que seja só para ver coisas bonitas! 

A FIA começa hoje, 28 de Junho,  e vai até o dia 6 de Julho. Estará aberta das 15:00 às 24:00 e a parte da gastronomia (as tasquinhas) fica aberta das 12:30 até as 24:00.

Já ganhei o meu convite! :)


Se quiser saber mais sobre a Feira, visite o site da FIA.

domingo, 22 de junho de 2014

Lenda do galo de Barcelos

Hoje vou contar a história do galo de Barcelos, um dos mais representativos souvenirs de Portugal, encontrado em praticamente todas as lojas para turistas do país.

Barcelos é uma cidade portuguesa que fica localizada na região Norte de Portugal, mais especificamente na sub-região do rio Cávado. De Barcelos vem a lenda do galo. 


No Museu Arqueológico da cidade encontra-se um cruzeiro medieval ao qual a lenda está associada. 

Conta-nos a lenda que os habitantes da aldeia andavam alarmados com um crime e, mais ainda, porque não tinham descoberto o criminoso. Um dia apareceu um galego (um homem da Galícia) na aldeia e este logo se tornou suspeito. As autoridades resolveram prender o homem, que jurava inocência mas que ninguém acreditava. Ninguém também acreditava que o galego se dirigia a Santiago de Compostela para cumprir uma promessa nem que fosse devoto fervoroso deste e também de São Paulo e de Nossa Senhora.

Sendo “julgado” por todos foi condenado à forca pelo juiz da cidade mas, antes de ser enforcado, pediu para ser levado à presença do juiz que o condenara. Foi então que o levaram à casa do juiz que, nesse momento, jantava com alguns amigos. Quando lá chegou, o galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade de todos os presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa e disse:

“É tão certo eu estar inocente como é certo esse galo cantar quando me enforcarem”.

Os presentes riram mas, pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo e o que parecia impossível tornou-se realidade. Quando o peregrino estava a ser enforcado o galo assado levantou-se da mesa e cantou. E aí ninguém mais duvidou da inocência do condenado. Então o juiz correu até à forca e viu o homem com a corda ao pescoço mas, como o nó estava frouxo, o enforcamento não aconteceu. Imediatamente o homem foi solto e deixado para seguir em paz.

Passados alguns anos, voltou a Barcelos e mandou construir o monumento (o tal cruzeiro) em louvor a São Tiago e à Virgem. 

sábado, 21 de junho de 2014

Solstício de verão no hemisfério Norte... de novo :)

O calor já chegou por aqui. Semana passada tivemos 38 graus em Lisboa. E o verão "oficialmente" começa hoje, às 10:51.
O nascer do sol será às 6:10 e o pôr do sol às 21:06. Serão 14 horas e 55 minutos de "dia" para aproveitar.
Para quem gosta, fica aqui a praia do Guincho no concelho de Cascais.



Aproveitem! :)

terça-feira, 10 de junho de 2014

Parabéns Portugal!

10 de Junho!
Comemoramos hoje o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas.
Parabéns Portugal!



Comemoramos hoje o primeiro ano do "Viver a vida em Portugal"!!!


O ano passou tão depressa... 
Que venham muitos mais. 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

84ª Feira do Livro de Lisboa

Todos os anos, há mais de 80 anos acontece a Feira do Livro de Lisboa. Atualmente está no Parque Eduardo VII, aquele que fica junto à rotunda do Marques de Pombal. 




Ir à feira do livro já faz parte da “minha tradição” lisboeta. Subo e desço o Parque Eduardo VII fazendo um zig-zag, passando pelas barracas de cada editora. Em algumas paro mais tempo, em outras menos. Mas sempre passo algumas horas andando pela feira.



Com o calor que normalmente faz durante o mês de junho na cidade, depois de caminhar muito e olhar tantos livros, tomo um sorvete. Também faz parte da tradição.

Este ano a Feira do Livro de Lisboa começou no dia 29 de maio e vai até 15 de Junho. De segunda a quinta feira funciona das 12h30m às 23h. Às sextas-feiras fica aberta até a meia-noite e aos sábados e véspera de feriados funciona das 11 da manhã à meia-noite. Domingos e feriados abre as 11 da manhã e vai até as 23h. 


Aproveitem a feira e ótimas leituras!