segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Dom Rodrigo

Porque é tempo de férias no Algarve o doce do dia é: Dom Rodrigo! :)

Dom Rodrigo é um exemplar da doçaria tradicional portuguesa da cidade de Lagos, no Algarve.

Não é fácil encontrar estes bolos pelas pastelarias da região de Lisboa.


Para quem nunca viu, os Dom Rodrigos são aqueles doces embrulhados em "pacotinhos".

Eles vêm sempre embrulhados em papel e, por fora, um papel de prata colorido (azul, vermelho...).

São doces feitos a base de fios de ovos com canela e amêndoas. Simples e doces!



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Agosto!

Agosto é mês de férias em Portugal.

Parece até engraçado falar isto e, se você não viver por aqui, talvez não compreenda inteiramente esta afirmação mas é verdadeiramente assim.

Agosto é o mês alto do verão e a grande maioria dos portugueses tiram férias neste mês.

Férias são férias! Muitos lugares fecham no verão. Muitos mesmo!



Muitos portugueses aproveitam as férias de verão (e principalmente em agosto) para ir para as praias do Algarve que têm as águas mais quentinhas. É hábito por aqui as pessoas alugarem casas por 15 dias no Algarve. Claro, alguns ficam mais tempo, outros menos, uns ficam em hotéis, em quartos alugados mas, o mais comum mesmo são os arrendamentos quinzenais.

Voltando para a água e, como tudo é relativo e depende do ponto de vista de cada um (e do lugar em que você nasceu, cresceu, das coisas que você aprendeu, das coisas que já conheceu, etc e tal), muitos brasileiros acham que a água do mar em Portugal é "gelada"...

Por exemplo, a água do mar nas praias da Ericeira no concelho de Mafra estão atualmente a 17 graus enquanto na costa sul, na região do Algarve estão entre 22 e 23 graus. Um pouco mais quentinha, não é mesmo?

Uma dica para quem não conhece Portugal e pensa em visitar as praias portuguesas. No final do mês de agosto e começo de setembro, como normalmente ainda está bom tempo e como já faz calor há algum tempo, a temperatura das águas está um pouco mais alta.

Bom agosto e boas férias!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Uma vaga de calor

O último mês de julho foi o segundo mais quente desde 1931.

Este fim de semana estamos com uma vaga de calor por aqui. Desde sábado que as temperaturas aumentaram bastante em todo o país.


No domingo, dia 7, foram registradas as temperaturas mais altas deste ano.

Tá calor!!! Está mesmo quente estes dias. Em 2007 também fez uns dias assim. Durante uma semana tivemos noites quentes e madrugadas com mais de 30 graus em Lisboa.

O verão é normalmente quente e seco e é normal que ocorram uns dias ainda mais quentes. O problema destes dias muito quentes é justamente o verão ser seco.

O tempo seco, muito calor, o vento (Portugal é um país ventoso) e as matas de eucaliptos e pinheiros sem limpezas nos terrenos levam a um dos problemas sérios desta estação do ano: os incêndios!

É triste... mas real. Dezenas e dezenas de hectares já arderam este ano. É triste ver árvores, matas e campos queimados. E para piorar a situação, as casas das aldeias estão muitas vezes muito próximas das matas. As populações locais sofrem, animais morrem...

Parece que a partir de amanhã as temperaturas começam a baixar. Esperemos...

Post atualizado (23:00 de 09/08): Hoje a cidade do Funchal na ilha da Madeira registra um grande incêndio que chegou ao centro histórico da cidade. Centenas de pessoas tiveram que deixar as suas casas e tiveram que evacuar os hospitais.

sábado, 6 de agosto de 2016

A ponte faz aniversário! 50 anos!

Hoje é dia de festa! Hoje é o dia do aniversário da ponte 25 de Abril! 50 anos!


Imagem da Revista de Portugal sobre a construção da ponte. Não cita o autor.

Muitas das pessoas que hoje passam pela ponte, todos os dias, de vez em quando ou só quando visita Portugal, nem imagina como era a vida antes dela.

No dia 6 de agosto do ano de 1966 foi inaugurada a ponte Salazar, nome dado a um dos cartões postais de Lisboa até o ano de 1975. Depois de 25 de Abril, data que marca a Revolução dos Cravos que trouxe de volta a democracia a Portugal, a ponte passou a se chamar "Ponte 25 de Abril".

De acordo com a Revista de Portugal, uma revista publicada no Brasil nos anos 60 do século passado, a primeira ideia de construção de uma ponte sobre o Tejo surgiu ainda em 1876 quando o engenheiro Miguel Pais entregou o primeiro estudo para a construção de uma ponte entre Lisboa e o Montijo.


Imagem feita por mim da página da Revista de Portugal de 1966. A Revista não cita a autoria da foto.

Outros locais e ideias foram pensadas e em 1953 foi criada uma comissão para estudar as possibilidades técnicas e financeiras deste projeto.

Decididos por construir uma ponte, foi criado o "Gabinete da Ponte Sobre o Tejo", um Departamento do Ministério das Obras Públicas para cuidar de todo o projeto e construção. O início das construções se deu em novembro de 1962 e foi inaugurada em agosto de 1966.

Desde o seu projeto a ponte já incluía a possibilidade da instalação dos caminhos de ferro na parte inferior da mesma. A inauguração da passagem do comboio aconteceu no dia 30 de julho de 1999.

Para conhecer as características da ponte em detalhes veja aqui.

E por fim, deixo aqui a minha pequena homenagem à ponte e a todas as pessoas que sonham, que constroem pontes e que fazem a vida mais fácil a tanta gente!